Quer ganhar um e-book GRÁTIS?


Assine a nossa lista, e receba grátis o e-book

"Como montar o seu Plano de Investimentos"!

 

Investimentos

Petrobrás ou não Petrobrás, eis a questão!

Com um pouco de atraso, comento a oferta pública de ações da Petrobrás. Afinal, é ou não é um bom negócio?

Para começar: se você tem dinheiro em fundo de Petrobrás vinculado ao FGTS, e não pretende usá-lo em, sei lá, uns 3 anos, não titubeie: qualquer coisa é melhor que TR + 3% ao ano. Mas, pela data deste post, já era, você já deve ter tomado a sua decisão, pelo bem ou pelo mal.

E para quem quer comprar ações da Petrobrás, e participar do admirável (e salgado) mundo novo do Brasil-auto-suficiente-em-petróleo? Bem, aí a coisa muda de figura. Trata-se de uma operação gigantesca, cujo resultado final ainda é bastante incerto. O governo e os bancos de investimento que coordenam a operação tentam fazer parecer que se trata de melhor negócio do mundo, assim como aquele corretor que lhe mostra a última unidade ainda disponível daquele empreendimento que você está visitando… para depois você descobrir que aquela não era bem a última unidade…

Não vou aqui entrar no mérito sobre se o preço de Petrobrás está ou não alto, se a ação vai subir ou cair depois da operação de capitalização, ou se o preço do barril pago pela empresa para o governo foi ou não justo. Vou apenas lembrar três verdades sobre o investimento em ações, que são frequentemente esquecidas pelo investidor:

1. Investimento em ações é para o longo prazo (quanto é longo prazo? 10 anos está bom para você?). Não tente dar tacadas de curto prazo. Acredite, aqueles que acertam conseguem por sorte, e normalmente devolvem o que ganharam com juros e correção. E para cada um que consegue dar a grande tacada, mil saem perdendo. Investir em ações deve fazer parte de um planejamento de longo prazo, normalmente ligado à aposentadoria.

2. Diversificação. É uma outra forma de dizer que não existe a “a grande tacada”. Uma carteira diversificada é a melhor forma de evitar que uma grande aposta torne-se em um grande pesadelo.

3. Cuidado com as dicas quentes. Se alguém realmente tivesse o “bilhete premiado” não sairia por aí contando.

Bem, é isso aí. Bons investimentos!

Receba atualizações do site em seu e-mail!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.