Quer ganhar um e-book GRÁTIS?


Assine a nossa lista, e receba grátis o e-book

"Como montar o seu Plano de Investimentos"!

 

Investimentos

Bola de Cristal

É comum vermos, em todo início de ano, analistas “prevendo” o que vai ocorrer com os diversos ativos do mercado financeiro, principalmente dólar e bolsa. Bem, vou contar um segredo para vocês. Prometem não ficar chocados? Aí vai: nenhum deles realmente sabe o que vai acontecer no futuro. E, se soubessem, não contariam para ninguém. Se você, por acaso, encontrar um desses analistas fazendo compras no shopping ou passeando com o cachorro no parque, faça a ele duas perguntas:

1. Qual o seu carro?

2. Você comprou este carro com uma tacada na bolsa ou com o seu salário?

Este é o que chamo “teste da bola de cristal”: se o sujeito comprou o seu carro (só vale de Land Rover para cima) com os seus próprios palpites sobre o futuro, então pode seguir seus conselhos. A má notícia é que, via de regra, estes caras são raros e, principalmente, não vivem de vender os seus conselhos.

Veja o caso de Warren Buffett, ou Mark Mobius, ou ainda George Soros. São três mega-investidores, mundialmente reconhecidos pelas fortunas que fizeram nos mercados financeiros. Pode ter certeza: quando um deles abre a boca, existe algum interesse próprio por trás. Por exemplo: se Mr. Mobius diz: “mercados emergentes são um bom investimento”, ele tanto pode estar querendo dizer: “comprem ativos de mercados emergentes porque já comprei tudo o que eu queria e agora preciso de mais compradores para que os preços subam” ou “comprem ativos de mercados emergentes porque estou precisando vender as minhas próprias posições”. Esta é a vida como ela é.

– Então, Professor Money, não há salvação? Temos que enfrentar o mercado financeiro assim, sem ajuda técnica nenhuma? Como saber então onde investir?

Aqui entra o ponto fundamental deste post: investir não é adivinhar o futuro. E, portanto, é muito mais simples do que se pensa. Investir é conhecer as características fundamentais de cada tipo de investimento e, principalmente, determinar objetivos claros para os seus próprios investimentos. Chamo de características fundamentais de um investimento o seu risco e o seu retorno esperado. Por exemplo, a bolsa rende mais que a renda fixa no longo prazo, e tem mais risco. Ponto. Portanto, aplique em bolsa para a aposentadoria e fique na renda fixa para as suas necessidades do dia-a-dia.

– Mas que chato! Onde está a emoção de aplicar no mercado financeiro?

Quer emoção, vai na montanha russa do Hopi Hari ou aposte em Las Vegas. Investimento é outra coisa.

Crédito do thumbnail: Free Digital Photos by jannoon028.

Receba atualizações do site em seu e-mail!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.