Quer ganhar um e-book GRÁTIS?


Assine a nossa lista, e receba grátis o e-book

"Como montar o seu Plano de Investimentos"!

 

Investimentos

As novas regras da Poupança – uma correção

No post de ontem, As novas regras da Poupança: serviço pela metade, havia trabalhado como hipótese de que a TR deveria ficar em 0,5% daqui para frente. Não é verdade. De agosto de 2009 a abril de 2010, quando a SELIC estava em 8,75%, a TR foi de 0,20% ao ano. Portanto, é bem provável que a TR seja zero com a SELIC a 8,50% ou menos.

Assim, corrijo o penúltimo parágrafo do post acima:

Como regra geral, a Poupança renderá mais que os Fundos DI quando a soma da TR mais a taxa de administração do fundo for superior a 1%. Como a TR esperada é zero para SELIC de 8,50% ou menos, Fundos DI com taxas maiores que 1% ao ano perdem da Caderneta de Poupança, considerando alíquota de IR de 20%, conforme podemos ver no gráfico abaixo:

 

De qualquer forma, a eliminação da TR não seria uma má idéia…

É isso aí. Perdoem-me pelo engano.

Crédito do thumbnail: Free Digital Photos

Receba atualizações do site em seu e-mail!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

12 Comentários

  1. laurarichene.blogspot.com.br disse:

    Não gosto da poupança. Além da baixa rentabilidade, o pagamento dos juros é feito apenas uma vez por mês. Se eu precisar sacar faltando um dia, eu perco o mês inteiro de rendimento 🙁

  2. Marcelo N. Santos disse:

    Para complementar a resposta ao Bruno, como ele já tem o valor de 20mil na poupança, a taxa de remuneração para este valor continuará sendo 6,17% + TR, pois a nova regra só vale para depósitos novos, a partir da data 04/05/2012.
    Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/05/g1-responde-duvidas-dos-internautas-sobre-mudancas-na-poupanca.html

  3. Bruno disse:

    **doctor desconsiderar a duvida anterior o correto é CDI , eles garantem 92%

    Doctor, só para finalizar o pensamento. Você acredita que para esse cenário onde saco o rendimento mensal da aplicação a melhor opção nesse momento do mercado é o CDI?

    Desculpe-me a inexperiência, mas com essa aplicação de 20 mil no CDI ficaria interessante sacar a cada 30 dias o rendimento da aplicação para bancar parte minha especialização?

    Alias eu posso fazer isso no CDI, esperar 30 dias e sacar o rendimento?

    • Dr. Money disse:

      Bruno, apenas para deixar claro, o CDB é o instrumento que você usa para investir (você compra e vende o CDB), e CDI é a sua remuneração. Portanto, você investe no CDB. Quanto à possibilidade de sacar do CDB a cada 30 dias, você precisa ver com o seu banco. Normalmente é possível sim.

  4. Bruno disse:

    Doctor, só para finalizar o pensamento. Você acredita que para esse cenário onde saco o rendimento mensal da aplicação a melhor opção nesse momento do mercado é o CDB?

    Desculpe-me a inexperiência, mas com essa aplicação de 20 mil no CDB ficaria interessante sacar a cada 30 dias o rendimento da aplicação para bancar parte minha especialização?

    Alias eu posso fazer isso no CDB, esperar 30 dias e sacar o rendimento?

  5. Antonio disse:

    Por que a TR é zero pra SELIC < 8.50% ???

    • Dr. Money disse:

      A TR é calculada com base em uma taxa média dos CDBs, da qual se desconta um fator. Este fator é maior do que 8,5%, fazendo com que a TR fique negativa para taxas menores que este nível. Quando isso acontece, a TR é definida como zero.

  6. Bruno disse:

    Doctor , tenho hoje 20 mil reias aplicado na poupança. Com o rendimento mensal eu saco para pagar parte do meu curso de especialização.
    Gostaria de saber sua ideia para esse valor, continuo na poupança ou aplico no CDB da minha cooperativa Sicoob que me garante 97% do Di
    Obrigado!!!.

    • Dr. Money disse:

      Bruno, com a SELIC a 9%, e considerando que o CDI rende o mesmo, esse CDB vai render por volta de 8,73% bruto. Considerando que você está há menos de 6 meses aplicado, sua alíquota é de 22,5% e, portanto, seu rendimento líquido será de 6,77%. A Caderneta deve estar pagando algo como 6,17% + 0,25%, ou 6,42%. Portanto, hoje valeria a pena migrar para o CDB.
      Quando a SELIC cair para 8,5%, o CDB vai render, líquido, 6,39%. A poupança vai render 70% da SELIC, ou 5,95%. Portanto, continuará valendo a pena o CDB.
      A conta mais genérica é a seguinte: um CDB deveria render 90,3% do CDI (70% / 0,85) para empatar com a poupança, caso o CDB tenha menos de 6 meses.

  7. Jason disse:

    Como a regra só vale para selic a 8,50% ou menos e nessa taxa a TR é zero, não faz sentido manter a TR.
    Agora só falta baixar as taxas de administração dos fundos e os impostos. Juros de 1º mundo não combinam com custos de 3º.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.