Quer ganhar um e-book GRÁTIS?


Assine a nossa lista, e receba grátis o e-book

"Como montar o seu Plano de Investimentos"!

 

Educação Financeira

É só hoje

Sabemos que um dos segredos para perder peso é a disciplina. Disciplina que se traduz em uma regra simples: mantenha a boca fechada. Entretanto, quem já tentou fazer dieta sabe que é mais fácil falar do que fazer. Mas raras regras têm uma eficácia maior do que esta – infelizmente, para os pouco disciplinados e crentes de métodos milagrosos.

Com o dinheiro é a mesma coisa: para conseguir poupar alguma coisa no final do mês e comprar algo mais do que papel higiênico de terceira no supermercado, é preciso disciplina. Mas em que afinal consiste essa tal de “disciplina”? Simples: não ceder às pequenas tentações no dia-a-dia.

Quer saber qual a frase fatal de uma dieta furada? “É só hoje”. Outra, prima-irmã desta primeira: “Eu mereço”. Entre um “é só hoje” e outro “eu mereço”, a dieta vai por água abaixo.

– Mas Professor Money, você não está exagerando não? Qual o problema em, de vez em quando, exagerar na dose? Não será uma colher de doce de leite a mais que vai fazer a balança estourar…

Aí é que mora o perigo. É verdade: uma colher de doce de leite a mais realmente não vai fazer mal. Mas existe uma terrível armadilha psicológica aí: depois de apenas algumas horas, nós simplesmente esquecemos a colher de doce de leite, e estamos prontos para o próximo “é só hoje”. E aquilo que começou com um “eu mereço”, torna-se um hábito em um abrir e fechar de olhos (ou em um abrir e fechar de boca, para mantermo-nos no tema). Quando menos esperamos, lá estamos nós engordando de novo… e colocamos a culpa no método, na sociedade consumista, nos genes, enfim, em todo lugar, menos em nossa falta de disciplina.

A mesmíssima coisa ocorre quando tratamos de dinheiro. O “é só hoje” e o “eu mereço” atacam qualquer plano de poupança. Cansamos do sacrifício que significa não poder satisfazer os pequenos desejos de cada momento, e acabamos gastando inclusive acima de nossas possibilidades. O problema então torna-se mais grave: já não se trata de falta de poupança, mas de dívidas crescendo descontroladamente, como as células adiposas de uma pança avantajada.

Qual então o segredo de uma vida saudável, inclusive financeiramente? Disciplina. Quando vier a tentação do “é só hoje”, ou do “eu mereço”, responda: “Sim, é só hoje que não vou comer essa colher de doce de leite, amanhã eu como”, ou “sim, eu mereço ficar mais magro”. Traduzindo para o mundo financeiro: “Sim, é só hoje que não vou comprar esta calça, amanhã eu compro”, ou “sim, eu mereço guardar esse dinheiro para comprar um carro zero”. Disciplina é algo mais simples do que em princípio imaginamos.

Tente fazer isso, e verá como o milagre acontece.

Crédito do thumbnail: Free Digital Photos by Praisaeng.

Receba atualizações do site em seu e-mail!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.