Quer ganhar um e-book GRÁTIS?


Assine a nossa lista, e receba grátis o e-book

"Como montar o seu Plano de Investimentos"!

 

Educação Financeira

Trocar o carro pelo táxi: onde vale a pena?

A revista Veja publicou um ranking das tarifas de táxis nas principais cidades brasileiras (aqui). Usando o mesmo exemplo do post Carro Próprio ou Táxi, (três viagens e 30 km percorridos por dia, sem considerar a hora parada), teríamos os seguintes gastos mensais por cidade (infelizmente o ranking não traz o valor da bandeira 2, razão pela qual vamos considerar viagens somente em bandeira 1):

 
 Com as premissas utilizadas, São Paulo é a terceira capital mais cara para se andar de táxi, enquanto o Rio de Janeiro é a quarta mais barata. Podemos fazer um outro exercício: considerando as mesmas premissas utilizadas no post Carro Próprio ou Táxi (gastos anuais de R$ 12.774 com o carro próprio), qual teria que ser a distância máxima percorrida por dia, para ainda valha a pena andar de táxi ao invés de ter um carro próprio? Vejamos:
 

Em São Paulo, para as premissas adotas, se você anda mais do que 9 km por dia, em média, já vale a pena ter um carro próprio. Já em São Luís, esta distância é quase o dobro: se você anda menos de 17 km por dia, vale a pena ir de táxi.

Crédito do thumbnail: Free Digital Photos by stockimages.

Receba atualizações do site em seu e-mail!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.