Quer ganhar um e-book GRÁTIS?


Assine a nossa lista, e receba grátis o e-book

"Como montar o seu Plano de Investimentos"!

 

Investimentos

O mercado e seus mistérios

Esse tal de mercado é um bicho esquisito mesmo. São milhares de investidores comprando e vendendo segundo a segundo, estabelecendo preços para os diversos ativos negociados. Investidores que se movem a partir de informações públicas e de suas próprias análises. Investidores mais e menos experientes. Investidores que são especialistas, e amadores que estão se arriscando pela primeira vez. E os movimentos dos preços refletem essas milhares de decisões. Depois do pregão fechado, vem o jornalista e pergunta para o especialista: por que afinal a bolsa subiu (ou caiu)? E o especialista junta dois ou três fatos que ele entende foram os responsáveis comuns pelas decisões dos investidores naquele dia. Como se ele pudesse estar na mente de todos os agentes do mercado…

Hoje foi um dia emblemático na bolsa. O tal do mercado pregou uma peça nos especialistas. Vejamos passo-a-passo

11:59: o mercado trabalhava em alta de 4,38%, à espera do resultado da reunião do FED, que viria para salvar o dia. Esperava-se o anúncio do tal do Quantitative Easing 3 (QE3), que significa mais ou menos jogar dinheiro de um helicóptero.

15:17: no momento do anúncio do FED, a bolsa ainda estava em alta expressiva de 3,16%. O mercado começa a digerir o comunicado, que trazia a promessa de juro zero até 2013 e dedo no gatilho para mais um QE.

15:47: vinte minutos após o anúncio da decisão do FED, a bolsa atinge a mínima, com alta de apenas 0,50%. A falta do QE3 frustrou o mercado. Aí, então, aconteceu o que torna o mercado esse mistério que desafia até os maiores especialistas…

17:20: Por algum motivo que ninguém consegue explicar direito, a bolsa começou a se recuperar, e fechou nas máximas do dia, com alta de 5,09%. Quer dizer, o fato que estava sendo esperado, que era o anúncio do QE3, não veio, e o mercado caiu por conta disso. Vinte minutos depois, no entanto, começou a subir como se tudo estivesse resolvido. Lendo a análise dos especialistas na imprensa on-line, só se vê pessimismo. Por que então a recuperação? Mistério…

Fico imaginando alguém que tentasse racionalmente operar este mercado, comprando e vendendo ao longo do dia. A probabilidade de quebrar a cara hoje era algo próximo de 100%. Por isso, fica aqui a dica para você que quer investir em bolsa: não tente operar o mercado. Ele é sempre mais esperto que você. Há quem diga que o mercado é irracional. Não é não. O mercado, por incrível que pareça, é o resultado racional de um monte de decisões, algumas racionais e outras irracionais. Se você não entende o comportamento do mercado, se ele vai contra as evidências que são tão evidentes para você, pense que talvez você não conheça todos os elementos que estão dirigindo as decisões dos investidores. E como a nossa visão é sempre parcial, e corremos o risco de estarmos errados, algumas regras para investir em bolsa são importantes:

– Invista aos poucos, não tente acertar o momento certo de comprar ou vender. Isto é impossível.

– A volatidade é amiga de quem tem tempo para esperar. Esses momentos de baixa são ótimos para montar posições, sem se preocupar com lucros no curto prazo.

– Diversifique. Lembre-se, você não tem certeza de nada, e a diversificação ajuda a minimizar prejuízos.

Sobre este assunto, recomendo a leitura dos artigos Muita calma nessa hora, do blog Valores Reais, e O pior momento do mercado financeiro é o melhor momento para investir, do blog Finanças Forever.

Artigos relacionados:
Não tente fazer isso em casa!
Este é o momento de aplicar na bolsa?
Bolsa: lugar de patos?
Bolsa ou negócio próprio: qual o investimento mais arriscado?
A hora “certa” de entrar na bolsa
Não coloque todos os seus ovos em uma única cesta

Receba atualizações do site em seu e-mail!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Henrique Carvalho disse:

    Sensatas conclusões!

    Descobri recentemente o blog via Guilherme (Valores Reais) e Everton (Finanças Forever).

    Parabéns pelo trabalho!

    Abraços!

  2. Anonymous disse:

    Dr. money

    Sou novata no mercado. Entrei em 2007 quando meu primeiro filho nasceu. Como pensei em um investimento de longo prazo, por exemplo faculdade dos meus filhos, montei uma carteira e comecei a operar. Dá pra imaginar o quanto eu venho sofrendo….mas ainda continuo otimista e realmente as regras citadas acima fazem muita diferença quando aplicadas.

    obrigada por nos proporcionar mais um canal de informação e dicas de investimentos.

    Peluda

  3. Everton Ricardo disse:

    Dr. Money, o grande dilema dos Day Traders = volatilidade.
    Que texto mais sábio esse, como um tutorial do mercado. hehehe.
    Incrível como o professor consegue deixar claro o assunto aqui abordado. Parabéns.
    Grato pela citação do texto em meu blog.
    Abraços!

  4. Guilherme disse:

    Ótimo post! Fazendo uma metáfora que é muito apropriada, o mercado é uma caixinha de surpresas…..rsrs

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.