Quer ganhar um e-book GRÁTIS?


Assine a nossa lista, e receba grátis o e-book

"Como montar o seu Plano de Investimentos"!

 

Educação Financeira

Você está satisfeito com a sua vida?

A definição do que seja bem-estar causa muita controvérsia. E não poderia ser diferente: os fatores que causam bem-estar para uns podem não ser os mesmos para outros.

Para ajudar a responder a esta questão, a OECD (Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento) criou o “Better Life Index“. Trata-se de um levantamento de vários indicadores econômicos e sociais, distribuídos em 11 tópicos:

  1. Moradia
  2. Renda
  3. Emprego
  4. Comunidade
  5. Educação
  6. Meio-ambiente
  7. Cidadania
  8. Saúde
  9. Satisfação com a vida
  10. Segurança
  11. Balanço vida-trabalho

 

A maior parte desses tópicos conta com dados objetivos, mas alguns, como Comunidade e Satisfação com a Vida, são levantados a partir de pesquisas de opinião nos diversos países. Por exemplo, no caso do tópico Comunidade, os pesquisados fazem a seguinte pergunta: “Se você estiver com problemas, você pode contar com parentes ou amigos para ajudá-lo sempre que precisar, ou não?”

A grande sacada dessa pesquisa é que você pode colocar os seus próprios pesos nesses diversos tópicos. Digamos, por exemplo, que para você todos esses tópicos sejam igualmente importantes. Neste caso, o Brasil seria um lugar tão bom para viver quanto o Chile, e melhor do que México e Turquia. Digamos, no entanto, que para você as únicas coisas que importam sejam Educação, Saúde e Segurança. Colocando peso máximo para estes tópicos e zero para os outros, o Brasil passa a ser um lugar melhor para viver apenas em relação ao México. Por outro lado, se para você “Comunidade”, “Satisfação com a vida” e “Balanço vida-trabalho” são os tópicos que realmente importam para viver bem, você vive tão bem no Brasil quanto viveria, por exemplo, nos EUA e Espanha, e melhor que em vários outros países, como Japão, Coreia e Itália.

Enfim, o que é importante para você? Vale a pena conferir! (aqui)

Receba atualizações do site em seu e-mail!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.