Você tem um plano?
Em determinada altura do último filme da série Harry Potter, Harry, Rony e Hermione estão reunidos depois de escaparem da n-ésima tentativa de Voldemort de liquidá-los. Eles têm uma missão, e Hermione pergunta para Harry: – Qual o plano agora? Harry, então, responde: “Não há plano. Sempre que tivemos um plano deu tudo errado”.
Bem, a julgar pelo comportamento da maioria das pessoas em relação às suas finanças, esta é a atitude mais comum. Nessa linha, um artigo publicado no site U.S.News (aqui) divulga os resultados de uma pesquisa com planejadores financeiros pessoais:
– 75% dos planejadores consultados disseram que a falta de uma poupança suficiente é o maior obstáculo para o sucesso de seus clientes. Isso é importante porque, ao contrário da rentabilidade dos investimentos, o quanto alguém poupa está sob o seu controle;
– 73% dos planejadores consultados afirmaram que viver além de suas posses é o maior obstáculo para o sucesso financeiro;
– 66% dos planejadores pesquisados apontaram que metade dos seus clientes nem sequer têm um plano financeiro;
– 66% dos planejadores pesquisados apontam como maior motivo para seus clientes não cumprirem os seus planos o fato de viverem além de suas posses. Este motivo é mais importante do que a perda do emprego, divórcio ou o nascimento de um filho.
Fica clara a importância de um planejamento financeiro. Estabelecer metas de poupança, ter consciência de onde o dinheiro está sendo gasto, verificar se o rendimento dos investimentos está de acordo com o plano, e ajustar a carteira se for necessário. Isso tudo não é possível sem um plano.
E para aqueles que, como Harry, não querem planejar para evitarem o desgosto de um plano que não deu certo, um conselho: ruim com ele, pior sem ele. Um plano não é feito para ser cumprido à risca. O plano existe para servir de parâmetro: não cumprir um plano não significa fracassar, antes é a oportunidade para rever prioridades, refazer o plano e começar de novo. Sem um plano, você provavelmente só vai descobrir que fracassou tarde demais.
Certamente que um Plano ruim é melhor do que nenhum plano, mas tem como indicar algum plano modelo ou aplicativo?
Parabéns, é um ótimo texto.
É muito importante injetar cultura o planejamento nas pessoas.