Quer ganhar um e-book GRÁTIS?


Assine a nossa lista, e receba grátis o e-book

"Como montar o seu Plano de Investimentos"!

 

Educação Financeira

Poupar para os filhos

Perguntam-me sobre a conveniência de abrir uma poupança para os filhos, de modo que tenham dinheiro para pagar a faculdade, comprar um carro ou dar entrada em um apartamento.

Sabe qual é a melhor poupança para os filhos? Investir na sua própria aposentadoria. Assim, você estará minimizando o peso que representa os gastos de um pai ou mãe idosos para os filhos. Não que não seja uma honra poder ajudar os pais na velhice, se isso for necessário. Mas se não for, melhor. E depender dos filhos para sobreviver é sempre constrangedor.

Há pais que sentem a consciência pesada por estarem guardando dinheiro para si mesmos, e não para os filhos. Poupar para a aposentadoria é também poupar para os filhos, uma vez que estes não precisarão sustentar os pais no futuro.

Outro ponto positivo de não poupar para os filhos é obrigá-los a batalhar pelo que querem na vida. Não há dinheiro para pagar uma faculdade privada? Que estudem para entrar em uma pública. Não têm dinheiro para comprar um carro, ou para dar de entrada em um apartamento? Que trabalhem para conquistar os seus bens, os seus desejos. O amadurecimento passa pela luta por se conseguir um objetivo, por se alcançar uma meta.

Nós pais devemos tomar cuidado em não roubar dos filhos algo a que eles têm direito: o de lutar pelos seus sonhos.

Crédito do thumbnail: Free Digital Photos by stockimages.

Receba atualizações do site em seu e-mail!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

9 Comentários

  1. Ricardo disse:

    Achei esse artigo tão legal e tão de acordo com o que penso que compartilhei com os meus todos os meus amigos. Trabalho desde os 14 anos e lutei muito pra chegar até aqui. Tenho um filho de 17 anos e assim que ele nasceu eu iniciei um investimento pra ele, até perceber o erro que eu estava cometendo. Hoje invisto sim, mas em estar com ele, em ser um pai e amigo presente, em dar bons exemplos e principalmente na educação dele. Ah, o investimento eu converti em aposentadoria pra mim mesmo, exatamente por uma das razões citadas pelo Dr. Money no artigo: pra que ele invista nele mesmo o dinheiro que gastaria comigo na minha velhice.

  2. Mônica Japiassú (http://www.jbsilva2.com.br) disse:

    Ótimo artigo! Simples e objetivo!

    Eu e meu marido pensamos exatamente dessa forma.

    De que adianta fazer investimentos específicos para os filhos se, em um momento de altos gastos imprevistos, os pais se veem obrigados a pegar dinheiro “dos filhos” e se sentem superfrustrados por isso? Já vi alguns casos desse tipo.

    O maior investimento que estamos fazendo pelas nossas filhas é dar educação financeira a elas.

    Se nós dois, que não tivemos quando crianças toda essa educação financeira a que temos acesso hoje em dia nem poupanças específicas para nós, estamos conseguindo ter uma ótima trajetória financeira, nossas filhas ganharão o mundo antes mesmo de se casarem! Hehehehe!

    P.S.: Vi o link para este artigo nos comentários daqui: http://profelisson.com.br/2011/11/25/qual-o-melhor-investimento-para-a-poupanca-de-meus-filhos/#comment-836

    • drmoney disse:

      Mônica, seja bem-vinda ao blog e obrigado pelo incentivo. De fato, a educação como um todo, e em particular a financeira, é a maior herança que podemos deixar aos nossos filhos.

  3. evertonric disse:

    Olá Marcelo,
    Acabei de conhecer seu blog, atraves de um link postado no Valores Reais em um artigo que o Guilherme, autor do site, postou hj cedo.
    .
    Concordo com vc quando vc disse que a melhor poupança para os filhos é poupar para nossa aposentadoria. Eu particularmente já estou nessa caminhada rumo a independencia financeira, eu e minha esposa.
    .
    Já sou seguidor de seu blog, e aproveito a oportunidade para convida-lo a visitar o meu blog tbem, o Finanças Forever, e seja seguidor do nosso tbem se possivel.
    .
    http://financasforever.blogspot.com
    .
    Um Forte Abraço.
    EvertonRic do Finanças Forever.

    • Dr. Money disse:

      Legal Everton, já estou seguindo o seu blog. Mas não encontrei o link no Valores Reais que você menciona.

      • EvertonRic disse:

        Marcelo desculpa-me, eu devo ter confundido de site.
        É que leio tantos blogs e as vezes acontece isso com minha memoria.
        Mas lembro que vi em algum lugar, vou tentar encontra-lo e te digo corretamente qual foi.
        ok
        Abraço

  4. Walmir disse:

    Parabens, penso exatamente assim.
    Como um pai recente (minha filha recem completou 1 ano), eu e minha esposa uma vez, estavamos conversando sobre isso, se nao valeria a pena poupar para ela. De cara respondi que não, que pouparia para nós, e que a daria a melhor condicao que pudesse, para que ela, conquistasse o que quisesse.
    Obvio, que no futuro, se eu puder ajudar, ajudarei. Mas não darei de mão beijada.
    Walmir.

  5. Roberto Pina Rizzo disse:

    Excelente! Concordo em gênero, número e grau. A melhor herança é prepará-los para seguirem a vida por suas próprias pernas e dar o exemplo não sendo um fardo para eles em momento algum.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.