Você está satisfeito com a sua vida?
A definição do que seja bem-estar causa muita controvérsia. E não poderia ser diferente: os fatores que causam bem-estar para uns podem não ser os mesmos para outros.
Para ajudar a responder a esta questão, a OECD (Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento) criou o “Better Life Index“. Trata-se de um levantamento de vários indicadores econômicos e sociais, distribuídos em 11 tópicos:
- Moradia
- Renda
- Emprego
- Comunidade
- Educação
- Meio-ambiente
- Cidadania
- Saúde
- Satisfação com a vida
- Segurança
- Balanço vida-trabalho
A maior parte desses tópicos conta com dados objetivos, mas alguns, como Comunidade e Satisfação com a Vida, são levantados a partir de pesquisas de opinião nos diversos países. Por exemplo, no caso do tópico Comunidade, os pesquisados fazem a seguinte pergunta: “Se você estiver com problemas, você pode contar com parentes ou amigos para ajudá-lo sempre que precisar, ou não?”
A grande sacada dessa pesquisa é que você pode colocar os seus próprios pesos nesses diversos tópicos. Digamos, por exemplo, que para você todos esses tópicos sejam igualmente importantes. Neste caso, o Brasil seria um lugar tão bom para viver quanto o Chile, e melhor do que México e Turquia. Digamos, no entanto, que para você as únicas coisas que importam sejam Educação, Saúde e Segurança. Colocando peso máximo para estes tópicos e zero para os outros, o Brasil passa a ser um lugar melhor para viver apenas em relação ao México. Por outro lado, se para você “Comunidade”, “Satisfação com a vida” e “Balanço vida-trabalho” são os tópicos que realmente importam para viver bem, você vive tão bem no Brasil quanto viveria, por exemplo, nos EUA e Espanha, e melhor que em vários outros países, como Japão, Coreia e Itália.
Enfim, o que é importante para você? Vale a pena conferir! (aqui)
Seja o primeiro a comentar!