Quer ganhar um e-book GRÁTIS?


Assine a nossa lista, e receba grátis o e-book

"Como montar o seu Plano de Investimentos"!

 

Investimentos

Site da CVM: uma boa fonte de informações sobre fundos de investimento

Pouca gente sabe, mas o site da CVM é a melhor fonte de informações sobre fundos de investimento. Lá você encontra virtualmente tudo o que precisa saber sobre o seu fundo. Vamos aqui mostrar um passo-a-passo sobre como acessar essas informações.

1) Acessando o site da CVM, clique em Fundos de Investimento (lá embaixo):

2) Abre-se a seguinte tela, onde você pode digitar o nome do seu fundo, parte dele, ou até o CNPJ.

3) Se você digitar parte do nome do seu fundo, verá a seguinte tela, com uma lista dos fundos que contém a parte do nome que você digitou:

4) Clique no nome do seu fundo, e abrirá a tela a seguir. Na parte de baixo da tela, aparecem alguns links. Comecemos pelo primeiro, balancete.

5) Clicando em balancete, aparecerá a seguinte tela, com informações contábeis sobre o fundo. O mais interessante desses números todos está no final: a taxa de administração e outras despesas. Este é o montante mensal cobrado pelo administrador para administrar o seu dinheiro. Mas não pense que é tudo! Se se tratar de um Fundo de Cotas (como neste caso), este fundo compra cotas de um outro fundo, que pode eventualmente cobrar também taxa de administração. Veremos isso em breve.

6) Dando um page back, voltamos para a tela do passo 4. Vamos pular Composição de Carteira por enquanto, e explorar os Dados Diários. Ao clicar em dados diários, pode ser que apareça a seguinte tela:

Esta tela sempre aparece para fundos constituídos antes de março de 2005, quando entrou em vigor a nova legislação de fundos de investimento, a Instrução CVM 409. Simplesmente clique em OK e prossiga para a seguinte tela:

Nesta tela, temos informações diárias, atualizadas até dois dias antes da consulta: o valor da cota, as aplicações e resgates, o tamanho do patrimônio e o número de cotistas do fundo (seus companheiros de viagem). O tamanho da carteira (penúltima coluna) refere-se ao patrimônio ajustado pelas contas a pagar e receber do fundo.

Além de poder acompanhar o valor da cota diariamente (o que também é possível de se fazer nos sites dos bancos), é possível verificar qual tem sido o movimento de cotistas no fundo. Neste caso, por exemplo, tem havido mais resgates que aplicações. Outra informação interessante é o patrimônio médio por cotista. No caso específico deste fundo, temos um PL de quase R$ 158 milhões distribuídos por 133 cotistas, o que resulta em um PL médio de quase R$ 1,2 milhão por cotista. Trata-se, portanto, de um fundo para pessoas com bom patrimônio. O fato do fundo ter relativamente poucos cotistas faz com que as oscilações de patrimônio sejam maiores.

7) Dando um page back novamente, podemos clicar tanto em Prospecto quanto em Regulamento, que cairemos na mesma tela, a seguir:

Nesta tela, você pode escolher se quer ver o Prospecto ou o Regulamento do fundo. Estes documentos normalmente estão também disponíveis no site do banco, mas aqui existe a vantagem de poder dar uma olhada nos documentos mais antigos. Por exemplo, você quer saber se houve mudança na taxa de administração deste fundo desde quando você entrou? Ou se houve mudança na política de investimento? Aqui é a sua fonte. Clique em exibir, e aguarde o site fazer o download do documento, que pode estar em Word ou PDF.

8. Dando um page back novamente, vamos por fim ver a composição do fundo:

Você pode escolher a composição no final de cada mês, desde 2004 ou desde a constituição do fundo, o que for mais antigo. O gráfico de pizza mostra uma visão geral da composição, enquanto a tabela abaixo mostra a composição detalhada. No caso, trata-se de um fundo de cotas. Por isso, a composição não é muito reveladora, mostrando apenas que este fundo compra cotas de um outro fundo. Para saber a composição de fato, é necessário anotar o nome do fundo (ou fundos) que fazem parte desta composição, e voltar ao passo 2 acima. Fazendo isso, obtemos uma lista detalhada da composição da carteira do fundo. Dificilmente você obteria essa informação no site do banco.

O site da CVM provê informações fornecidas pelos próprios administradores de fundos, de uma maneira organizada e fidedigna. Trata-se, sem dúvida, de uma excelente ferramenta para o investidor.

Outro artigo relacionado:
Como identificar o risco de crédito que o seu fundo está correndo

Receba atualizações do site em seu e-mail!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. Eline graciele Santos Silva disse:

    Gostaria de saber se tenho se tenho conta de 157e como resgatar

  2. Carlos José Torres Galindo disse:

    Gostaria de saber se tenho algum saldo do fundo 157 e qual o caminho certo para restituir ?

  3. Reniti Takeda disse:

    Como resgatar cota do fundo 157?

  4. adalry rodrigues disse:

    gostaria de saber se tenho algum valôr.retido,do fundo 157
    obrigado por responder

  5. isabel disse:

    Meus pais tem. Acoes. Da. Antiga bunge. E tbm. Da. Lahit. E. Eletro. Paulo. Como. Faco. Para. Desc

    obrir. Se. Estao. Ativos. E. Como. Negociar. Tais. Acoes?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.